TREVISAN, A. L.

TAUCHEN, Gionara; SEMEDO, J. F. ; DEVECHI, C. P. V. . Avaliação externa das instituições de educação superior: um estudo comparado entre Brasil e Cabo Verde. Roteiro, v. 42, p. 85, 2017.

 

DEVECHI, C. P. V. ; TAUCHEN, Gionara ; TREVISAN, A. L. . Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 347-369, 2016.

 

PINTO, Camila Ferreira ; TAUCHEN, Gionara . Programas de pós-graduação na área da Ecologia: um estudo sobre a avaliação da área. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, p. 331-346, 2016.

 

ALVARENGA, A. M. ; TAUCHEN, G. . Organizações que Potencializam a Interdisciplinaridade: Contribuições para a Formação de Professores. revista Comunicações, v. 23, p. 123-144, 2016.

 

TAUCHEN, GionaraDEVECHI, C. P. V. . Interações entre a universidade e a Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 1-12, 2016.

 

SILVA, João Alberto ; TAUCHEN, Gionara ; SILVEIRA, J. B. ; MARINHO, J.C.B. . O currículo dos anos iniciais: campo de tensão e controvérsias. Currículo sem Fronteiras, v. 16, p. 99-112, 2016.

 

TAUCHEN, GionaraFÁVERO, Altair Alberto ; DEVECHI, C. P. V. . PERCURSOS FORMATIVOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS DOUTORES EM EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIAS E DESTINO DOS EGRESSOS. Educação (Rio Claro. Online), v. 26, p. 574, 2016.

 

TAUCHEN, Gionara; COFFERI, F. F. ; ORTIZ, E. ; ALVARENGA, B. T. ; BORGES, D.S. ; PINTO, Camila Ferreira . Gestão da docência universitária: o stress na vida dos professores iniciantes. Revista Gestao Universitaria na America Latina - GUAL, v. 9, p. 255-273, 2016.

 

 

DE LIMA JUNIOR, AGNALDO MESQUITA ; TAUCHEN, Gionara . Da educação integral ao Programa Mais Educação: Um panorama histórico. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 2, p. 283-300, 2016.

 

TREVISAN, A. L. ; DEVECHI, C. P. V. ; TAUCHEN, G. . Possibilidades de aprendizagem comunicativa nas pesquisas sobre formação de professores. Ixtli: Revista Latinoamericana de Filosofía de la Eucación, v. 2, p. 57-77, 2015.

 

; DEVECHI, C. P. V. ; TAUCHEN, G. . Possibilidades de aprendizagem comunicativa nas pesquisas sobre formação de professores. Ixtli: Revista Latinoamericana de Filosofía de la Eucación, v. 2, p. 57-77, 2015.
 
 
MARQUES, P. M.F. ; TAUCHEN, Gionara . Ouvidorias públicas: cidadania e participação na perspectiva da ação comunicativa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, p. 497-511, 2014.
 

PINTO, Camila Ferreira ; TAUCHEN, Gionara . Cursos de graduação em Ecologia no Brasil: aproximações paradigmáticas. Ambiente & Sociedade (Online), v. XVII, p. 79-86, 2014.

 

BORGES, D.S.; TAUCHEN, G. . Docência inovadora na universidade: percursos e princípios organizadores. Perspectiva, v. 31, p. 721-751, 2014.

 

TAUCHEN, Gionara; DEVECHI, CATIA PICCOLO VIERO ; TREVISAN, AMARILDO LUIZ . Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 369-393, 2014.

 

PINTO, Camila Ferreira ; TAUCHEN, Gionara . PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ECOLOGIA: UMA ANALISE DAS LINHAS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DAS REDES DE COOPERAÇÃO. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 70-83, 2014.

 

FÁVERO, ALTAIR A. ; ODY, L. C. . Falibilismo como perspectiva educacional no cenário das sociedades complexas e plurais. Práxis Educativa (Impresso), v. 9, p. 25-41, 2014.

 

FÁVERO, ALTAIR ALBERTO . Estudos epistemológicos em política educacional. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, p. 207-211, 2014.

 

ÁVERO, Altair Alberto ; TAUCHEN, Gionara . Docência na educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização . Acta Scientiarum. Education (Online), v. 35, p. 235-242, 2013.
 
 
FÁVERO, Altair Alberto ; TAUCHEN, Gionara . Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 27, p. 175-192, 2013.
 
 
TAUCHEN, Gionara ; DEVECHI, CATIA PICCOLO VIERO ; TREVISAN, AMARILDO LUIZ . Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 369-393, 2014.
 
 
BORGES, D.S. ; TAUCHEN, G. . Docência inovadora na universidade: percursos e princípios organizadores. Perspectiva, v. 31, p. 721-751, 2014.
 
 
PINTO, Camila Ferreira ; TAUCHEN, Gionara . Cursos de graduação em Ecologia no Brasil: aproximações paradigmáticas. Ambiente & Sociedade (Online), v. XVII, p. 79-86, 2014.
 

FÁVERO, A.; TONIETO, C.; ROMAN, M.F. A formação de professores reflexivos: a docência como objeto de investigação. Educação (UFSM), v.38, n.2, maio/ago. 2013.

 

TAUCHEN, G. ; FÁVERO, A. A. Didática, hermenêutica e pluralidade em educação. Educação (PUCRS. Impresso), v. 35, p. 101-109, 2012.

 

BORGES, D. S., TAUCHEN, G. Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes. Educação (UFSM), v. 37, p. 555-567, 2012.

 

FÁVERO, A. A.; SCHWANTES, L.; TAUCHEN, G. Da transposição a compreensão didática: sentidos do conhecimento escolar na educação em ciências. Roteiro (UNOESC), v. 37, p. 325-342, 2012.

 

SILVA, A. N. O. ; TAUCHEN, G . Políticas públicas, espaços e lugares: as questões de pertencimento de deficientes visuais à educação superior. Benjamin Constant (Rio de Janeiro), v. 53, p. 1e-8e, 2012.

 

DEVECHI, C. P. V; TREVISAN, A. L.; TAUCHEN, G . Teoria e prática nas pesquisas com formação de professores: uma compreensão aberta à interação comunicativa. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 51-76, 2012.

 

FÁVERO, A. A. ; TAUCHEN, G.O princípio da indissociabilidade universitária: dificuldades e possibilidades de articulação. Linhas Críticas (UnB), v. 17, p. 403-419, 2011.

 

TAUCHEN, G. . Do mosaico ao complexus: desafios a instituição universitária. Momento (Rio Grande), v. 19, p. 47-68, 2010.

 

FÁVERO, A. A. ; ROMAN, M. F. ; SANTOS LOPEZ, A . La telaraña de la discapacidad: dispositivo de inclusión en la universidad pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, p. 383-398, 2012.

 

DEVECHI, C. P. V. A pesquisa educacional numa perspectiva de naturalismo fraco. Revista pragmateia filosófica, v. 4, p. 3, 2011.

 

DEVECHI, C. P. V. A racionalidade comunicativa de Habermas e a possibilidade de crítica e objetividade na produção do conhecimento educacional empírico. Linhas Críticas (UnB), v. 16, p. 259-278, 2011.

 

DEVECHI, C. P. V.; TREVISAN, A. L.. Abordagens na formação de professores: uma reconstrução aproximativa do campo conceitual. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 16, p. 1-2, 2011.

 

DEVECHI, C. P. V. ; TREVISAN, A. L. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência?. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 15, p. 148-161, 2010.

 

ALVARENGA, A. M et al. Transformando experiência em conhecimento durante oficinas para uso de programas computacionais no contexto escolar. RENOTE. V. 10 Nº 3, dezembro, 2012

 
FÁVERO, A. A. ; SANTOS LOPEZ, A. ; ROMAN, M. F.; Profesores reflexivos: reinventar la práctica desde la innovación. Linhas Críticas (UnB), v. 19, p. 187-205, 2013. 
 
FÁVERO, A. A. ; MARQUES, M.; A Investigação-Ação na Docência Universitária. Signos, v. 34, p. 69-79, 2013. 
 
TREVISAN, A. L. ; DEVECHI, C. P. V. ; DIAS . Avaliação da avaliação da pós-graduação em educação do Brasil: quanta verdade é suportável?. Avaliação (UNICAMP), v. 18, p. 373-392, 2013.
 
FÁVERO, A. A. ; TAUCHEN, G . Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 27, p. 175-192, 2013.