Estudos comparados sobre a formação do pedagogo: possibilidades comunicativas no Brasil e na Alemanha
 
Descrição: Os problemas enfrentados no Brasil no que se refere a aprendizagem na escola básica têm criado tensões e impasses na formação do pedagogo, ainda não bem equacionadas na área. Na tentativa de contribuir com o tratamento da questão, o presente projeto intenciona conhecer os projetos pedagógicos e concepções teórico-epistemológicas das Faculdades, Institutos ou Departamentos de Educação no Brasil e na Alemanha, reconhecendo as concepções que tem permeado a formação do pedagogo nesses países, tendo em vista que ocorreram modificações substantivas na última década. Ambos os países precisaram se adaptar às exigências legais, como a resolução CNE/CP n. 1/2006, no caso do Brasil, e a Declaração de Bolonha em 1999, no caso da Alemanha. Utilizaremos, como enfoque metodológico, o estudo comparado amparado na hermenêutica reconstrutiva. Os dados alcançados serão discutidos pelo viés dos propósitos habermasianos de aprendizagem comunicativa. Partimos da premissa de que talvez seja o momento de resgatar a possibilidade de aprender por meio do diálogo com o diferente, apostando no fio condutor da aprendizagem entre realidades e interpretações como faculdade fomentadora de uma discussão mais ampliada no atendimento das necessidades formativas do professor para a Educação Básica. Aprovado no Edital MCTI/CNPq/Universal/2014. Processo de Número: 455699/2014-3.

Coordenadora: Catia Devechi

Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais

Descrição: O presente estudo visa investigar a interface entre interdisciplinaridade, docência universitária e políticas educacionais. A proposta de pesquisa almeja investigar experiências de práticas interdisciplinares docentes no âmbito da Educação Superior, somadas com a experiência de outras experiências de docência que estão amplamente publicadas em periódicos de circulação nacional e internacional. A intenção da pesquisa é investigar o universo conceitual, epistemológico e metodológico da interdisciplinaridade a fim de buscar alternativas para enfrentar os desafios atuais da docência universitária que tem sido praticada no cenário da expansão da educação superior. Com essa pesquisa pretendemos contribuir com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF, com a consolidação do Doutorado em Educação e com as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Brasil e no exterior sobre a formação docente para a Educação Superior. O projeto justifica-se por considerar que diante da expansão expressiva da Educação Superior ocorrida nas duas últimas décadas, tornar-se necessário pensar novos enfoques e perspectivas para a docência universitária diante dos intensos e complexos desafios deste novo cenário. O estudo da interdisciplinaridade, seus pressupostos teórico-metodológicos, suas matrizes epistêmicas, suas possibilidades didáticas, bem como as múltiplas experiências que ocorrem nas diversas áreas do conhecimento, na pesquisa, no ensino e na extensão possibilita um caminho promissor para enfrentar os novos desafios postos à docência universitária. A interdisciplinaridade não é uma novidade. Desde os anos de 1970, surgiu como resposta às necessidades de uma abordagem mais integradora da realidade. Importantes pensadores contemporâneos como Jean Piaget, Gaston Bachelard, Hilton Japiassu, Edgard Morin, Ivani Fazenda, dentre outros, produziram uma intensa literatura que merece ser revistada no atual contexto para pensar e repensar os atuais problemas enfrentados pela docência universitária neste cenário de expansão da Educação Superior. Mesmo que muitas vezes a interdisciplinaridade esteja associada a modismos ou à realização de projetos pseudo-interdisciplinares na área da educação, ela nasce da hipótese de que, por seu intermédio, é possível superar os problemas decorrentes da excessiva especialização e fragmentação do saber. Acreditamos que a educação em geral e a universidade em especial não podem dissociar o saber do fazer, a formação profissional da formação pessoal, o saber produzido e as múltiplas relações que ele pode estabelecer com a sociedade e a cultura. Investigar e exercer a interdisciplinaridade na Universidade requer profundas mudanças na vida acadêmica, abrindo espaços efetivos para a prática de iniciação científica, da pesquisa, do ensino e da extensão.

Coordenador: Altair Alberto Fávero

Inserção social e redução das assimetrias dos Programas de Pós-Graduação em Educação
 

Descrição: Esta proposta de pesquisa, vinculada às atividades da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES), objetiva mapear, em escala mesorregional e institucional, as atividades de solidariedade e de nucleação dos programas de pós-graduação em Educação das universidades públicas, analisando o potencial mediador dos egressos dos cursos de doutorado, para a integração e a cooperação entre os programas, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, bem como a redução das assimetrias regionais dos programas da Área. A pesquisa de Métodos Mistos (CRESWELL e CLARK, 2013) será desenvolvida a partir dos dados disponíveis na plataforma Lattes e dos Cadernos de Indicadores dos programas, disponibilizados no sitio da CAPES. Os dados serão importados pelo software opensource ScripLattes e analisados por meio do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e do Research.NET, desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Gerenciamento de Informações do Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG. Utilizaremos, também, o programa ArcGis, software específico para a geração de mapas para a distribuição mesorregional da atuação profissional dos doutores egressos dos programas. Para o estudo dos Cadernos de Indicadores, utilizaremos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Acreditamos que o desenvolvimento desta pesquisa, inédita nesta escala na área da Educação, pode contribuir com a avaliação das condições de ampliação e qualificação dos Programas e cursos; sinalizar as potencialidades existentes nas mesorregiões e a inserção social dos programas, principalmente, no que se refere a nucleação; sinalizar as possibilidades de cooperação; vislumbrar as atividades e o regime de trabalho dos jovens doutores em Educação no Brasil e elaborar quadros analíticos que possam contribuir com a proposição de políticas estratégicas de captação e de fixação de docentes nas mesorregiões menos favorecidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Coordenadora: Gionara Tauchen